Audiência na ALEAM discute situação dos animais do Zoológico do Hotel Tropical

Dos 234 animais que compõem o plantel do Zoológico do Hotel Tropical, em Manaus, 216 já estão com destinação para um novo habitat praticamente certa. Foi o que informou, na segunda-feira (12), o gerente de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Garcia, durante Audiência Pública, no miniauditório Beth Azize, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Marcelo Garcia revelou que alguns empreendedores que têm criação comercial de quelônios, assim como mantenedores de fauna silvestre já licenciados pelo Ipaam e organizações de outros estados estão se dispondo a receber os animais. Garcia adiantou que a transferência dos animais, no momento oportuno, será devidamente acompanhada pelo órgão ambiental. “O transporte da destinação só vai poder ser feito com uma autorização emitida pelo Ipaam. Nós autorizamos o transporte do animal no local de origem para o destino final”, disse o biólogo.

Na Audiência realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Aleam, a presidente da Comissão, deputada estadual Joana Darc (PR), autora da Audiência, recordou as visitas que fez com membros da Comissão e integrantes do Ipaam ao Zoológico desde o fechamento do hotel. Ela apontou que não foram constatados maus-tratos aos animais, durante as visitações, e que os mesmos estavam sendo devidamente alimentados.

Segundo Joana, a Audiência foi positiva e serviu para dar um direcionamento com respaldo jurídico para a situação, “pensando exclusivamente no bem-estar dos animais”. “A gente quer encontrar uma solução que seja a menos danosa para os animais”, observou a parlamentar. A deputada sugeriu que, em caso de transferência dos animais, que haja o acompanhamento deles pelos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, por pelo menos um ano, para verificar as condições de adaptação dos mesmos ao novo ambiente.

Em sua participação, o administrador do Hotel Tropical, Antonio Maglione, confirmou o encerramento das atividades do Zoológico. “Hoje é definitivo o fechamento, a intenção não é ficar com os animais”, declarou o executivo. Ele lembrou que o empreendimento hoteleiro, que deixou de funcionar no mês de maio, gastava mais de R$ 1 milhão por ano para manter o espaço e o bem-estar dos animais.

Biólogo do Zoológico, Nonato Santos Amaral, destacou que a quantidade atual de alimentação em estoque para os bichos é suficiente para até o dia 8 de setembro. Ele defendeu que, enquanto se tiver possibilidades de soluções para manter os animais no Zoológico, que eles permaneçam lá. “No momento em que a gente não conseguir mais, então a melhor solução é destinar os animais para outros lugares”, argumentou. De acordo com catalogação de Nonato, hoje existem 35 espécies de animais no local, entre aves, mamíferos e répteis.

O Zoológico do Hotel Tropical conta no seu elenco com as aves denominadas Arara Canindé, Arara Canga, Papagaio Papacacau, Aracuã e Mucum Cavalo; os répteis: Tracajá, Irapuça, Iaça, Jibóia, Jacaré Tinga e Tartaruga da Amazônia; e os mamíferos: Macaco Prego, Macaco Aranha, Macaco de Cheiro, Capivara, Onça Pintada, Caititu e Quati.

A Audiência Pública teve ainda a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-AM), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente, Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas, Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB/AM, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).