Ataque com carro-bomba mata 14 pessoas no nordeste da Síria

Foto: Bekir Kasim/Anadolu Agency via Getty Images

Ao menos 14 pessoas, incluindo nove civis, morreram neste sábado (16/11/2019) em um atentado com carro-bomba na cidade de Al-Bab, nordeste da Síria, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). O atentado não foi reivindicado até o momento.

“As 14 vítimas, entre elas nove civis, morreram na explosão de um carro-bomba em um local em que se concentram táxis e ônibus na cidade de Al Bab”, afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, que também citou feridos em estado grave.

A cidade de Al Bab, antigo reduto dos extremistas do Estado Islâmico (EI), fica 30 km ao norte de Alepo. A localidade é cenário de assassinatos e confrontos violentos desde que, há dois anos, passou ao controle das forças turcas, apoiadas por milicianos sírios, de acordo com o OSDH.

O Estado Islâmico continua executando atentados em outras regiões do país. O conflito na Síria, que começou em 2011, já matou 370 mil pessoas e provocou o deslocamento de milhões de sírios.

A guerra no país se tornou complexa com o passar dos anos, com o envolvimento de outros países e a entrada de grupos jihadistas no conflito. Em março deste ano, o califado autoproclamado do EI foi derrotado na Síria graças às forças curdas, apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Por ESTADÃO CONTEÚDO