Arsam registra mais de 60 mil saídas da capital durante a Semana da Pátria

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) intensificou a fiscalização dos veículos que saíram de Manaus rumo aos municípios vizinhos durante a Semana da Pátria. O objetivo foi coibir possíveis irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros, cargas e fretes.
Cinquenta servidores trabalharam em parceria com órgãos estaduais, municipais e federais de trânsito para garantir a segurança dos trajetos intermunicipais e combater o transporte clandestino de passageiros por veículos particulares que realizam a prática de lotação, proibida por lei.
Durante a “Operação Semana da Pátria”, foram fiscalizados pela Arsam 6.142 veículos, que transportaram 60.116 passageiros a partir da rodoviária Huascar Angelim, ponte Rio Negro, rodovia AM-010 e BR-174. Os municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Iranduba e Presidente Figueiredo foram os destinos mais procurados.
Nas abordagens, foram conferidas condições de armazenamentos de bagagens, lotação dos veículos, o uso de cinto de segurança por todos os passageiros e gratuidade de bilhetes obrigatórios com amparo na resolução nº 002/2009 e no artigo 25 da lei estadual 3006/2005.
As principais irregularidades encontradas foram pneus em péssimo estado, para-brisas trincados, lotação excedente e cintos de segurança defeituosos, totalizando 144 irregularidades. Durante a operação, não foi constatada nenhuma ocorrência de acidente de trânsito.