Arlindo Cruz começa a se comunicar: manda beijos e arrisca palavras

O sambista precisa de apoio 24 horas por dia e ainda não consegue conversar: se comunica com os olhos, dizem os filhos © Reprodução/Instagram

Pouco mais de um mês depois de receber alta do hospital, o sambista Arlindo Cruz começa a apresentar sinais de melhora. Depois de passar por uma internação de um ano e quatro meses, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), o músico precisa de cuidados 24 horas por dia. “Ele fala mesmo é com os olhos. Mas a boca já solta umas sílabas quando a gente pergunta alguma coisa”, comemora a esposa de Arlindo, Babi.

A filha do cantor, Flora, não se furta a arrancar demonstrações de afeto do pai. “Perguntei: ‘Pai, você me ama?’. Ele fez o maior esforço e respondeu: ‘Amo!’. Aí eu pedi um beijo, e ele me deu um estalado!”, conta. Segundo o jornal Extra, o cantor adora assistir jogos de futebol e acompanhou fielmente a Copa do Mundo da Rússia. “Ele se emocionou todas as vezes em que tocaram os hinos do Brasil e da França, os países que ele ama”, relata Babi.

Atualmente, o cantor é acompanhado por uma equipe integrada por enfermeiro, cuidador, massoterapeuta, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, além de um clínico e um neurologista. Além disso, a música tem sido das maiores terapias para Arlindo. “Coloco para tocar James Brown, para ele se lembrar da adolescência, quando usava black power, e Nana Caymmi, voz feminina que ele tanto ama. Também preparei uma coletânea de canções francesas, que ele sempre gostou, e na hora de dormir, coloco mantras de cura, bom sono, renovação de energia”, descreve a esposa do cantor.

Fonte: Metropóles