Aposentados e pensionistas vão participar de curso de inglês básico

© Divulgação/Manaus Previdência

Ir ao reencontro de suas filhas na Europa e entender um pouco da língua do local. Foi com esse propósito que a aposentada Luzia Souza Fernandes, 69, se matriculou no curso de inglês básico oferecido pela Prefeitura de Manaus. As aulas serão às terças e quintas, de 8h30 às 10h30, a partir do dia 3 de maio, na sede da Manaus Previdência.

“Tenho filhas na Europa e vivi a experiência de chegar lá sem saber nada. Foi complicado”, comenta Fernandes. “Estudar inglês ou qualquer outra língua não é privilégio de jovens. Para nós, idosos, aprender outro idioma ajuda na memória”, enfatiza a aposentada.

O curso é um dos seis que a Manaus Previdência oferece aos segurados neste semestre. Ao todo, 140 segurados realizam alguma das atividades oferecidas pela prefeitura na sede da previdência. “Os cursos são uma resposta a um pedido dos segurados, que buscam atividades não apenas aqui, mas na própria rede disponível de atendimento”, lembra a coordenadora do Setor de Psicossocial (Psico) da previdência, Darla Gondim, destacando que essa proximidade faz com que os segurados vejam a previdência como a segunda casa deles, em substituição ao posto antes ocupado pela secretaria de origem, quando estavam em atividade laboral. “Agregar esses benefícios à instituição, onde eles são aposentados, é muito positivo, pois contribui com a qualidade de vida, como determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto”, completa.

As inscrições para o curso de inglês aconteceram durante a entrega do contracheque aos segurados nesta terça-feira, 24/4, momento em que os aposentados e pensionistas são recebidos pela previdência com um café da manhã e vários serviços, como corte de cabelo e maquiagem, além de uma palestra educacional.

Orientação

Este mês, o tema da palestra foi “Pressão Arterial – Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”, aos cuidados do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. José Rayol dos Santos”, Paulo Henrique Freitas, em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).

“O intuito é informar de forma clara, sem jargões médicos, o que é a hipertensão, despertando o interesse das pessoas em aferir a pressão constantemente”, diz o médico. “Confirmada a doença, mostrar a necessidade de aderir ao tratamento com responsabilidade”.

Silenciosa e traiçoeira, a hipertensão causa anualmente a morte de 9,4 milhões de pessoas no mundo e é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos derrames cerebrais, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para demonstrar a gravidade do problema, os alunos de Enfermagem da Fametro, Antonny Sousa e Jacqueline Silva, apresentaram uma encenação após a palestra com a simulação de infarto, cuidados e primeiros-socorros, sob a orientação da professora Loren Anselmo.

Ao término, a equipe da Fametro sorteou brindes diversos, como utensílios domésticos e toalhas de banho.

Cinema

Além do inglês, a Manaus Previdência disponibiliza aos segurados do município os cursos de Canto/Coral, Memória, Ginástica, Zumba e Artesanato, além do Cine PipocaPrev, oportunidade que os segurados têm de assistirem a obras cinematográficas consagradas. A próxima exibição será a comédia dramática “O Auto da Compadecida”, no próximo dia 9.

Com exceção da oficina da memória e do Cine PipocaPrev, que são projetos da Manaus Previdência, os demais cursos são realizados em parceria com outras instituições. Ginástica e Coral com a Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI-UEA) e inglês, artesanato e zumba com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Os segurados que quiserem se informar sobre as atividades podem fazer contato pelo telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h, ou pelo webchat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/).