Amazonino passa mal e pede cadeira durante convenção

FOTO: IVAN DUARTE/GDC

O ex-governador Amazonino Mendes, 82 anos, passou mal e pediu uma cadeira, no momento mais contundente do discurso na convenção da federação PSDB/Cidadania. O evento, na quadra da escola de samba Sem Compromisso, na Zona Norte, homologou seu nome e de Humberto Michiles, para governador e vice.

Amazonino criticava o cartão de R$ 150, que o governador Wilson Lima, pré-candidato à reeleição, está distribuindo. Disse que rasgaria aquele e daria outro (se eleito).

Foi o momento em que parou de falar, olhou para o lado e pediu a Michiles, atrás dele, uma cadeira. Sentou, foi aplaudido e depois fez um desabafo: “Me chamam de velho. É claro, eu estou velho. Eu não nego. Que orgulho. Eu já disse. Foi Deus que me segurou até agora!”

O episódio reforça os rumores de que a saúde de Amazonino está cada dia pior. Ele estaria fazendo um esforço muito grande para atender ao mínimo dos compromissos de campanha. Em um deles contraiu Covid-19, que havia conseguido evitar até então, mas, aparentemente, está recuperado.

O nome do vice – O nome do candidato a vice-governador, na chapa de Amazonino, foi motivo de muita especulação, durante a semana que antecedeu a convenção. Chegou a ser anunciado, por fontes próximas, que Amazonino havia decidido pelo filho, Armando Mendes.

Na véspera, Armando emitiu uma nota, dizendo que abria mão da vaga. Voltou à baila o nome do preterido, Humberto Michiles, confirmado neste sábado.

Nos bastidores, a informação é de que a chapa familiar foi duramente atacada por aliados do ex-governador. A desistência só veio, no entanto, quando ficou claro que Armando provocaria uma debandada entre os apoiadores.

Convenções – O sábado foi também de convenção do PT amazonense. O senador Eduardo Braga, que já anunciou apoio ao ex-presidente Lula, esteve presente e discursou. O vereador Sassá da Construção, no entanto, chegou a hostilizá-lo, durante discurso.

Braga é um dos 12 candidatos ao governo que tentam fazer o MDB desistir da candidatura a presidente e apoiar Lula, ainda no 1º Turno.

👉 Com informações do PMS