Amazonas é um dos estados com melhor desempenho na implantação do Programa Criança Feliz

Atualmente, 56 municípios do estado participam do programa, com mais de sete mil beneficiados © Divulgação

O município de Careiro da Várzea (distante 26,4 quilômetros de Manaus) recebeu, nesta segunda-feira (10/09), a visita de uma equipe intersetorial – composta por representantes dos governos federal e estadual, além de parceiros da iniciativa privada – interessada em conhecer a experiência do Programa Criança Feliz (PCF), do Governo Federal. É a segunda vez esse ano que o município, pioneiro na adesão ao programa no Amazonas, recebe a visita da equipe.

A finalidade do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando as famílias e o contexto de vida dos beneficiados. “O interesse  do poder público municipal em aderir ao programa e não medir esforços para cuidar das crianças, gestantes e suas famílias chamou nossa atenção e nos levou a compartilhar essa experiência exitosa com o Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Estadual da Assistência Social (Seas)”, explicou Lilian da Silva Gomes Melo, coordenadora estadual do PCF.

Para o prefeito do Careiro da Várzea, Ramiro Araújo, apoiar a iniciativa faz parte de suas atribuições como gestor. “Encaro com muita responsabilidade o PCF, pois sei como está sendo importante para as famílias receberem orientações e cuidados repassados pelos visitadores do programa”. De acordo com dados da coordenação, o município atende atualmente 100 pessoas, entre mulheres grávidas e crianças de até seis anos.

Por meio de visitas domiciliares, os profissionais sensibilizam para o fortalecimento dos vínculos entre crianças e seus cuidadores, estimulam o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que conhecem a realidade das famílias e orientam para o acesso a serviços e direitos que levem a diminuição das desigualdades. Integram o comitê do PCF representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério dos Direitos Humanos e Ministério da Cultura.

Utilidade – Moradora do Careiro da Várzea, a dona de casa Ariana Costa da Silva, 25 anos, tem três filhos e participa do programa há mais de um ano. Ela elogia a atuação dos visitadores, de quem recebe orientações úteis. “Conversando com eles descobri que na caderneta de vacinação há muitas informações importantes que me ajudam a cuidar melhor dos meus filhos”, ressalta.

Segundo a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ely Harasawa, voltar a visitar o Careiro da Várzea foi uma necessidade, pois a realidade do município tinha que ser conhecida tanto pelo Comitê Gestor Interministerial quanto pela equipe do MDS que atua no programa.

“Essa visita in loco vai possibilitar realizar um trabalho integrado entre os ministérios que, por sua vez, irão mobilizar suas redes para que seja feito de fato um trabalho intersetorial“, explicou. Ely Harasawa destacou o desempenho do Estado do Amazonas no trabalho de disseminação do programa, a despeito das adversidades que a região impõe, como os deslocamentos longos e o clima.

Destaque – Ainda de acordo com a coordenação estadual do PCF, o Amazonas foi uma das primeiras unidades da federação a constituir um comitê gestor estadual, o que contribui para a eficiência das ações e o coloca entre os 13 estados com melhor desempenho, tanto nos resultados obtidos junto ao público alvo quanto na atuação dos recursos humanos.  Atualmente, 56 municípios participam do programa, com mais de sete mil beneficiados, entre crianças de zero a seis anos, além de mulheres grávidas.

O PCF está nos seguintes municípios: Alvarães, Anamã, Amaturá, Anori, Atalaia do Norte,  Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Envira, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutai, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Uarini, Urucará, Urucurituba.