Alejandro Valeiko é transferido para o CDPM 1

Valeiko vai dividir cela com outros sete detentos no anexo superior do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) 1 ─ Imagem: Divulgação

MANAUS – Apontado como um dos envolvidos no homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues, Alejandro Valeiko, 30, está em uma cela no Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) 1, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O presídio fica situado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus – Boa Vista). Valeiko estava internado em um hospital particular com suspeita de rabdomiólise e pneumonia desde a noite da última quinta-feira (5).

Após realizar exames no Instituto Médico Legal (IML), Valeiko deu entrada por volta de 16h30 no Centro de Triagem do CDPM 1. No local, o preso dividirá uma cela de 14 metros quadrados com outros sete detentos. A cela fica em uma ala não faccionada – onde não há integrantes de facção criminosa.

Neste sábado (7), horas antes de sair do hospital, Valeiko recebeu a visita da sua mãe, a primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko. Posteriormente ele foi encaminhado para o IML após a chegada do titular do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Guilherme Torres, que esclareceu que todas as suspeitas de doenças em Alejandro foram descartadas por meio de laudos médicos – em um deles foi destacado que Alejandro é usuário de drogas (álcool, maconha e cocaína) desde os 13 anos de idade.

“Inicialmente houve uma determinação da Justiça a pedido da defesa. Ele passou por uma bateria de exames no hospital particular. Ele entrou [no hospital] com pressão elevada, com suspeita de rabdomiólise e pneumonia. Ele tomou alta hoje pelos médicos do hospital particular e da Seap. Ele será levado agora para exame de corpo de delito no IML e, em seguida, irá para a cadeia”, disse Torres.

A decisão da transferência de Valeiko foi expedida pela juíza Lina Marie, da Central de Inquéritos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), na tarde dessa quinta-feira (5). De acordo com a juíza, o delegado do 19º DIP afirmou que não teria condições de manter Alejandro preso na carceragem da delegacia. Desde o dia 7 de outubro, o entenado do prefeito de Manaus, Arthur Neto, ocupava uma cela individual na sede do 19º DIP, na Zona Oeste da capital.

Cela pronta

Na última quarta-feira (4), a Seap informou ser possível a entrada do enteado do prefeito de Manaus no sistema penitenciário estadual. Valeiko e mais quatro foram indiciados pelo envolvimento no homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues, encontrado morto em um terreno no bairro Tarumã, Zona Oeste, após uma festa na casa de Alejandro.

Durante audiência de custódia, realizada na segunda-feira (2), a defesa fez quatro pedidos à Justiça, mas apenas um foi deferido pela juíza Lina Marie Cabral, conforme informou um dos advogados de Alejandro, Yuri Dantas.

A defesa pediu que a prisão de Alejandro fosse revogada, que lhe fosse concedida a prisão domiciliar, que ele fosse internado em um hospital para tratamento e que ele permanecesse custodiado no 19º DIP. De todos os pedidos, a magistrada concedeu apenas que ele permanecesse preso no 19º DIP até parecer da Seap sobre se teria condições de receber o custodiado.

Por EM TEMPO