Aleam recebe pesquisadora da UEA para falar sobre alternativa ecológica ao mercúrio nos garimpos

A professora Marta Regina Pereira falou sobre o Projeto Ochroma, que busca uma alternativa ecológica para substituir o uso do mercúrio nos garimpos.

Na terça-feira (7) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Sinésio Campos (PT) à pesquisadora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), professora Marta Regina Pereira, para dissertar sobre o Projeto Ochroma, que busca uma alternativa ecológica para substituir o uso do mercúrio nos garimpos.

O Projeto Ochroma tem como objetivo avaliar o potencial do extrato da planta (Ochroma pyramidale), conhecida popularmente como Pau de Balsa, em substituição ao uso do mercúrio na mineração de ouro, além da construção de viveiros para produção de mudas.

De acordo com a professora Marta Pereira, o Projeto Ochroma é financiado pelas fundações de amparo à pesquisa de Rondônia (Fapero) e do Amazonas (Fapeam). Além do Grupo do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), também estão envolvidos na pesquisa a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME).

Sinésio Campos, que é presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, afirmou que o projeto demonstra a possibilidade de haver mineração sustentável e ambientalmente correta.

“Defendo outras alternativas econômicas ao modelo Zona Franca, mas é preciso ter responsabilidade na mineração. Esse projeto é o princípio de solução do problema do mercúrio”, concluiu.

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) avaliou que o projeto de pesquisa beneficiará o meio ambiente e as cooperativas familiares de extração de ouro.

“Quando o segmento for organizado, será muito importante para a economia do Amazonas e dos municípios onde ocorre a extração. Não tenho dúvidas de que a Aleam deve apoiar essa iniciativa”, comentou.

A professora agradeceu à Aleam por abrir espaço para que um assunto sério seja falado de forma científica.

“Nosso objetivo é conectar ciências básicas e sustentabilidade, fornecendo soluções ambientais em defesa da Amazônia e seus povos. Há séculos se usa o mercúrio para garimpo e nós descobrimos que a planta Pau de Balsa realiza esse mesmo procedimento sem agredir a natureza poluindo os rios”, explicou.