Aleam realiza a 1ª Semana Estadual de Educação Legislativa do Amazonas

Nos três primeiros dias, a programação acontece no auditório João Bosco e nos dias 15 e 17, no auditório Sônia Barreto, ambos localizados na Escola do Legislativo.

MANAUS — A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizará a 1ª Semana Estadual de Educação Legislativa do Amazonas, no período de 13 a 17 de maio. Nos três primeiros dias, a programação acontece no auditório João Bosco e nos dias 15 e 17, no auditório Sônia Barreto, ambos localizados na Escola do Legislativo.

O tema será “Educação Legislativa: uma revolução silenciosa a favor do Brasil” e acontece em meio à comemoração do 15 de maio, o “Dia da Educação Legislativa”, instituído pela Lei Federal nº 14.798, que instituiu o Dia Nacional da Educação Legislativa, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro deste ano.

A data faz alusão à criação da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) em 2003, que permitiu a institucionalização da educação legislativa nos Parlamentos e Tribunais de Contas do país. Com a lei, o Dia Nacional da Educação Legislativa passou a integrar o calendário oficial de eventos nacionais.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, a iniciativa atende uma sugestão da Abel para que as Escolas Legislativas e de Contas do Brasil realizem ações trabalhando temas associados à Educação Legislativa.

De acordo com a professora Jacy Braga, à frente da organização do evento, como é uma atividade simultânea, proposta pela Abel, o objetivo é a criação de espaços reflexivos para as temáticas atuais.

“Como a proposta atinge também o público externo, a expectativa é de estreitar o diálogo que já existe, entre a Casa Legislativa, por meio da Escola e a sociedade, para que possamos trabalhar temas relevantes, em tela, como os propostos no evento”, explicou.

Programação

A programação começa no dia 13 de maio, em alusão ao Dia de Combate ao Racismo, debatendo a importância da educação antirracista com a professora Rafaela Silva, professor Vinicius Alves e o professor Edeney Salvador.

A programação segue no dia 14 debatendo “Educação Inclusiva” e sobre como atender a demanda dos alunos com deficiência no ambiente escolar com a professora Luciane Fridschtain e professora Mariana Pedretti (vencedora do prêmio Jabuti de Literatura); no dia 15, o tema discutido será “Educação Legislativa” com foco na importância do atendimento da educação comunitária aos cidadãos com o professor Nilton Teixeira e professora Elizangela Almeida; dia 16, a discussão será sobre a Maternidade Precoce com as professoras Lidyanne Cavalcante e Dora Brasil.

No último dia de evento, em 17 de maio, acontece a apresentação do programa “Cidadão de Berço”, coordenado pela gerência de Educação Cidadã da Aleam, voltado aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental, com a finalidade de estabelecer um caminho de base para percepção dos valores cívicos, políticos e democráticos na infância.

As inscrições podem ser feitas por meio do contato: (92) 98510-5320 ou 92 3183 – 4393 ou por e-mail [email protected].