Aleam discute falta de energia elétrica no Amazonas

Nesta quarta-feira (4), o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tornou-se palco de acalorados debates dos deputados, que discutiram a preocupante questão da falta de energia elétrica que assola o estado.

Em uma sessão marcada pela indignação e cobranças contundentes, os parlamentares expuseram a crescente insatisfação da população e apontaram a empresa Amazonas Energia como a principal responsável por essa crise energética.

O deputado Delegado Péricles (PL) comentou sobre a constante falta de energia nos bairros de Manaus e o ocorrido no último domingo (1º), no bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus, quando um transformador de energia explodiu e causou um incêndio na residência, ocasionando a morte de um adolescente de 15 anos, além de ferir gravemente seus pais.

“A empresa Amazonas Energia até o momento não se responsabilizou, sequer deu as caras no local nem deu assistência nenhuma à família. Queremos a responsabilização dos envolvidos. Além de faltar energia, faz pouco caso com a sociedade amazonense e nem fazer seu trabalho direito faz”, acusou.

Em aparte, o deputado João Luiz (Republicanos) disse haver legislação que obriga a organizar a fiação elétrica. “A companhia não está cumprindo, os fios parecem um emaranhado, em que não se sabe o que é fio elétrico ou telefônico. Isso causa prejuízo material e humano. Devemos acionar a rede de defesa do consumidor para ter uma resposta imediata e responsabilizar a empresa”, declarou.

Já o deputado Mário César Filho (União Brasil) disse haver tempos a Aleam vem cobrando melhoria nos serviços de fornecimento de energia. “Impressiona que na hora de instalar os contadores aéreos, são muito rápidos, mas na hora que é para resolver um problema, demoram muito tempo para aparecer, quando aparecem”, lamentou.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil) contribuiu com o debate e afirmou que, apesar da Assembleia Legislativa ter realizado uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, pouco ou nada foi resolvido pela empresa.

“Demos a resposta que nos cabia naquele momento à população e hoje, estamos passando por dificuldades, em todas as zonas da cidade. Estamos aqui prontos para, mais uma vez, para fiscalizar a Amazonas Energia, que presta um desserviço ao nosso estado”, complementou Cidade.

Em seu discurso, o deputado Rozenha (PMB) disse que os parlamentares estão ficando roucos de tanto denunciar os desmandos da empresa.

“O que me espanta é a falta de empatia e sensibilidade dos gestores. Se fossem pessoas que não morassem aqui eu até entenderia, mas os proprietários são amazonenses e demonstram um desrespeito sem tamanho com a população. Esta empresa é insolvente porque os débitos com o Governo do Estado e com a União são impagáveis. Acredito que essa empresa busca o momento de ser vendida”, disse o parlamentar estadual.