Ageman vistoria construção de novos reservatórios de água

© Divulgação/Ageman

A cidade de Manaus receberá, nos próximos meses, cinco novos reservatórios que irão ampliar a capacidade de reserva de água para atender a quase meio milhão de pessoas nos bairros e comunidades das zonas Norte, Leste e Oeste. Três dos cinco projetos já estão em execução e começaram a ser vistoriados pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Na zona Leste, os moradores do bairro Jorge Teixeira serão os primeiros a serem atendidos com um reservatório, com capacidade para armazenar até sete milhões e meio de litros de água. A obra, que começou na primeira semana de setembro, será uma das maiores do tipo na capital e atenderá, aproximadamente, 107,8 mil pessoas. Com o novo reservatório, a localidade passará a contar com uma reserva de até 12,5 mil metros cúbicos, pois o espaço já possui um reservatório de 5 mil metros cúbicos. Nessa área da cidade, o abastecimento é feito pelo Programa de Águas para Manaus (Proama).

Já na Cidade Nova, na zona Norte, outro reservatório com capacidade para receber até sete mil metros cúbicos também está em andamento. E, na zona Oeste, o novo reservatório está sendo implantado no bairro Compensa.

Os moradores dos bairros Cidade de Deus e Colônia Santo Antônio também serão contemplados com reservatórios de maior capacidade. As obras nessas localidades se iniciam nos próximos dias e vão beneficiar quase 162 mil pessoas.

“Identificamos que o volume de reservação era insuficiente e não atendia a necessidade da população, sobretudo nas áreas críticas e onde os problemas de baixa pressão, abastecimento intermitente e falta d’água ainda são comuns, principalmente quando ocorre a falta de energia. Não é que essas áreas não sejam abastecidas, mas, em função das perdas e da estrutura antiga do sistema, ainda identificamos alguns problemas pontuais nessas localidades”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Os trabalhos estão sendo realizados pela concessionária Manaus Ambiental, conforme solicitação da Prefeitura de Manaus, e a previsão de conclusão das obras dos cinco reservatórios é para dezembro deste ano.

Capacidade de atendimento

Reservatório Compensa – 62,4 mil pessoas

Reservatório Cidade de Deus – 86,5 mil pessoas

Reservatório Jorge Teixeira – 107,8 mil pessoas

Reservatório Cidade Nova – 104,4 mil pessoas

Reservatório Colônia Santo Antônio – 75,2 mil pessoas

TOTAL: 436,6 mil pessoas atendidas