Ageman fiscaliza obra da primeira Estação de Tratamento de Lodo da capital amazonense

Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) fiscalizaram, na manhã desta terça-feira, 10/10, a obra da primeira Estação de Tratamento de Lodo do Sistema Público de Abastecimento de Água da capital. Os trabalhos estão sendo executados pela concessionária Águas de Manaus. A estrutura fica localizada nas dependências do Complexo Ponta do Ismael, na zona Oeste da capital.

A iniciativa de construir uma Estação de Tratamento de Lodo para o Complexo atende a uma exigência do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) como parte do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Conforme a avaliação da Ageman, mais de 80% da obra já foi concluída.

“Nós estamos fiscalizando e verificando se os trabalhos estão dentro dos padrões técnicos e conforme o que foi contratado. A obra está bastante adiantada porque o clima está favorável. A Estação de Lodo é importante para a cidade, porque vai reduzir as perdas que hoje existem no processo de tratamento da água, algo em torno de 5% a 6%. Quando a obra estiver finalizada, a água volta para o sistema de tratamento e o lodo será aproveitado para outras funções, como por exemplo a produção de fertilizantes”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior.

Além da redução das perdas, a obra vai preservar as condições sanitárias do meio ambiente, não causando danos à fauna do igarapé do Bombeamento, localizado nas proximidades da Ponta do Ismael.

A estrutura compreende dois tanques de adensadores e um galpão onde o resíduo será prensado. A Estação de Tratamento de Lodo terá capacidade para tratar 1.260 metros cúbicos de água por hora.