Ação especial do ‘Saúde nas Galerias’ alerta para a prevenção do câncer

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e apoiada pela Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsmech) e Secretaria Municipal da Juventude e Lazer (Semjel) realizou na manhã desta segunda-feira, 9/4, uma edição especial da já conhecida Saúde nas Galerias. Com o tema “Todos contra o câncer”, o evento aconteceu na galeria Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, 106, Centro.

Comemorado no dia 8/4, o evento buscou destacar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, chamando a atenção da população para a doença, a segunda no ranking das que mais matam pessoas no mundo, além de lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril.  

A ação teve como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, oferecendo atendimento médico, farmacêutico, testagem rápida de HIV e Hepatite, distribuição de preservativos, vacinação contra hepatite, febre amarela e tétano, além de ações voltadas para o câncer como combate ao tabagismo para prevenir câncer de pulmão e boca, avaliação dermatológica para câncer de pele, orientações sobre câncer de mama, câncer bucal e de próstata. 

A vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella, destacou que a maior ferramenta que as pessoas podem ter na luta contra o câncer é a informação, que permite tanto a prevenção quanto o diagnóstico precoce. “Esse é um trabalho que vem sendo executado muito bem na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. E com a orientação da nossa primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, compactuamos com todas as secretarias que trabalham nesse projeto para fazer uma edição especial do ‘Saúde nas Galerias’ em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que foi domingo, e ao Dia Mundial da Saúde que foi no sábado, então estamos com essa ação oferecendo, principalmente, serviços e informação”, ressaltou. 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, afirma que ações como esta são de extrema importância para atender a demanda popular na capital amazonense. “Por meio do ‘Saúde nas Galerias’, nós conseguimos alcançar aquelas pessoas que trabalham o dia inteiro, o que torna um pouco mais difícil o acesso a esse atendimento básico. Assim, oferecemos de forma cômoda e prática esse serviço tão necessário para esta parcela da população, conforme orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto”, disse Magaldi. 

Além dos atendimentos, a ação especial contou com uma programação animada com muita música comandada pelos artistas do Parque Cidade da Criança, Garis da Alegria, além de alongamentos e aulas de zumba.