Ação de saúde no Tarumã realiza mais de mil atendimentos

© Altemar Alcântara/Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã deste sábado, 24/11, um mutirão de saúde na comunidade União da Vitória, no bairro Tarumã, zona Oeste. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram na Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, oferecendo consultas de clínico geral, odontologia, pediatria e vacinação. No total, 1079 atendimentos foram feitos durante toda a manhã, de 8h às 12h.

O intuito do mutirão foi minimizar a ausência de uma médica que atendia na Unidade Básica de Saúde (UBS) O1 e que fazia parte do grupo de cubanos do Programa Mais Médicos, que deixou o país essa semana. Normalmente, as ações acontecem a cada dois meses no local, mas, a partir de agora, vão ser intensificadas para suprir a necessidade da comunidade.

Segundo a chefe de Atenção do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), Suelen Ferreira, as equipes da Semsa fazem constantes ações no local, visto que a região passa por um grande déficit de assistência médica. “Nós iniciamos o atendimento médico na escola às oito da manhã e a população aproveitou a oportunidade para conseguir consultas e encaminhamentos. O mutirão é sempre muito procurado”, ressaltou.

A dona de casa Vanessa Cristina, de 28 anos, levou sua filha para uma avaliação pediátrica e constatou a importância da atuação médica no local, principalmente em bairros mais afastados da zona urbana. “Em atividades como essa, nós podemos trazer nossos filhos para ver se está tudo bem e já aproveitamos pra nos consultar também. É uma ótima oportunidade para uma comunidade como a nossa, que fica distante do Centro da cidade”, destacou.

A previsão é que a substituição dos profissionais de saúde nas unidades básicas aconteça em até duas semanas. Enquanto isso, os agentes de saúde continuarão atuando nas escolas, reforçando a assistência às comunidades.