
MANAUS (AM) — A Prefeitura de Manaus ampliou a oferta do implante contraceptivo subdérmico Implanon em unidades da rede municipal de saúde. O método, considerado um dos mais eficazes na prevenção da gravidez, passa a ser disponibilizado em novos pontos de atendimento da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o implante possui duração de até três anos e eficácia superior a 99%. O dispositivo é inserido sob a pele do braço por profissionais capacitados e pode ser retirado a qualquer momento.
Os procedimentos estão sendo realizados nas seguintes unidades:
- USF Dr. José Rayol dos Santos;
- USF Silvio Santos;
- USF Adalgiza Barbosa de Lima;
- Ambulatório de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Moura Tapajóz;
- Unidade de Saúde Pau-Rosa;
- USF José Avelino Pereira;
- USF Amazonas Palhano;
- USF Armando Mendes;
- USF Professor Carlson Gracie
A iniciativa atende principalmente adolescentes a partir de 14 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como indígenas, migrantes, pessoas em situação de rua e pacientes vivendo com HIV.
Segundo a Semsa, os profissionais das unidades passaram por capacitação específica para realizar o procedimento e acompanhar as pacientes durante o uso do contraceptivo.


