sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Meio Ambiente Ipaam suspende exploração de madeira no Amazonas

Ipaam suspende exploração de madeira no Amazonas

AMAZONAS — O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) inicia nesta quinta-feira (15) o período do Defeso Florestal 2026, suspendendo as atividades de corte, arraste e transporte de madeira em Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) até o dia 15 de maio.

A medida, estabelecida pela portaria nº 001/2026, abrange todo o território estadual e afeta cerca de 60 Planos de Manejo. O sistema Sinaflor será bloqueado para novas declarações de corte durante esse período.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a suspensão é uma resposta técnica ao “inverno amazônico”, período de fortes chuvas que deixa o solo mais vulnerável. A medida visa reduzir danos ambientais, proteger a regeneração da vegetação e garantir a sustentabilidade da atividade madeireira a longo prazo.

Os municípios mais afetados são Novo Aripuanã, Canutama, Itapiranga, Manicoré e Lábrea, principais regiões de manejo florestal no estado.

A Gerência de Fiscalização Ambiental (GEFA) já mobilizou equipes para fiscalizar o cumprimento da medida. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (92) 98557-9454.