sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Mundo Maduro participa de primeira audiência na Justiça Americana

Maduro participa de primeira audiência na Justiça Americana

Nova York (EUA) — O ex-líder venezuelano, Nicolás Maduro, já está no Tribunal Federal de Manhattan, em Nova Iorque. Após ser capturado em Caracas no último sábado e passar duas noites no Centro de Detenção do Brooklyn — o mesmo onde estiveram figuras como Sean “Diddy” Combs — Maduro e sua esposa, Cilia Flores, serão ouvidos pela primeira vez pela justiça norte-americana.

A transferência ocorreu sob forte esquema de segurança, envolvendo helicópteros e comboios terrestres. Maduro é acusado de orquestrar uma rede internacional de tráfico de cocaína e de manter alianças com cartéis como o de Sinaloa e Los Zetas, além do grupo criminoso Tren de Aragua.
Enquanto isso, a tensão diplomática continua alta. O presidente Donald Trump, em declarações a bordo do Air Force One, não descartou novas operações militares caso o governo interino da Venezuela “não se comporte”.
Por outro lado, a nova presidente interina, Delcy Rodríguez, adotou um tom de conciliação. Em comunicado divulgado hoje, Rodriguez ofereceu colaboração total aos Estados Unidos, afirmando que a prioridade é a paz e o desenvolvimento da região, e não a guerra.
A audiência de Maduro está marcada para as 12h, horário local.