
Manaus (AM) – O primeiro bebê do Natal de 2025 em Manaus nasceu poucos minutos após a meia-noite desta quinta-feira (25/12). Max Gabriel chegou ao mundo às 0h01, no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), pesando 4,340 quilos e medindo 52 centímetros. O parto cesariano transcorreu de forma saudável.
A mãe, Inês do Carmo, de 39 anos, e o pai, Maximino Lima, de 41 anos, são naturais da comunidade do Ariaú, em Iranduba, e precisaram se deslocar para a capital na terça-feira (23) após o início das contrações. Max Gabriel é o quarto filho do casal.
Após o nascimento, mãe e recém-nascido permanecem sob assistência multiprofissional na maternidade e devem receber alta em até 72 horas. A família celebrou a chegada do menino em um Natal que marca também o funcionamento ininterrupto da rede de saúde estadual, com mais de 21 mil profissionais escalados em regime de plantão entre o Natal e o Ano Novo.
A Secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o Amazonas registrou uma redução de 49,2% na mortalidade materna em 2024, resultado de investimentos em pré-natal e assistência humanizada à gestação.


