Chef Ricardo Fontana representará o Brasil na final global do Cook for Change

O chef Ricardo Fontana, baiano, da Sodexo Brasil, garantiu uma vaga na final do Cook for Change, competição global de gastronomia sustentável que será realizada em Londres, em março de 2026. Ricardo venceu a semifinal regional, realizada em Chicago, que desafiou os chefs das Américas a criarem pratos com baixo impacto ambiental, aproveitamento integral dos ingredientes e técnicas culinárias sustentáveis.

Ricardo conquistou o júri ao apresentar uma receita autoral inspirada na Terra Preta da Amazônia, construída com sementes, cascas, talos e outros elementos que normalmente seriam descartados. O prato, concebido após uma imersão do chef na Amazônia, reflete tradições culinárias dos povos originários e busca traduzir o conceito “da terra viemos e para a terra voltamos”.

“Estou muito feliz de poder levar um pouco do Brasil para esse palco global. Sempre cozinhei buscando aproveitar tudo o que a natureza oferece, de forma nutritiva e consciente. Minha inspiração para esse prato veio do solo amazônico e da potência cultural da região”, afirma o chef da Sodexo.

Para Fabiana Suiti, diretora de Food Innovation & Development da Sodexo Brasil, o desempenho do chef representa o compromisso da companhia com a sustentabilidade. “O Cook for Change é um movimento global que une propósito, técnica e inovação. É a prova de que sabor e sustentabilidade podem estar no mesmo prato. O chef Ricardo representa a força criativa dos nossos chefs e o compromisso da Sodexo em transformar a alimentação em um agente de mudança positiva”, afirma Fabiana.