Início Fiscalização Visa Manaus inicia nova série de fiscalizações em balneários da capital

Visa Manaus inicia nova série de fiscalizações em balneários da capital

Os fiscais verificaram três balneários, nas zonas Oeste e Norte da capital amazonense.

MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, no sábado, 8/3, a uma nova série de fiscalizações em balneários da cidade. A iniciativa, da Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser), busca reforçar a segurança sanitária do público que frequenta esses estabelecimentos.

Ao todo, os fiscais verificaram três balneários, nas zonas Oeste e Norte da capital amazonense. Em um deles, no bairro Redenção, foram registradas várias irregularidades: falta de licença sanitária e certificado de controle de pragas, fiação elétrica exposta no salão de venda de bebidas, além de banheiros com pia quebrada e vaso sanitário sem tampa.

Outro, no bairro Nova Cidade, também estava sem licença sanitária e certificado de controle de pragas. Os dois foram autuados pela equipe da Visa Manaus. O terceiro, no bairro Alfredo Nascimento, encontrava-se fechado no dia da ação.

Pelas ocorrências, os dois balneários autuados irão responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.

O diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah, explicou que a ação foi motivada pela grande procura da população por esses estabelecimentos.

“Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, a Visa Manaus se faz presente no maior número de atividades que impactam a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Os balneários são locais muito populares, com alta demanda nos fins de semana, e precisamos monitorar a qualidade desse tipo de serviço. A segurança e a higiene das instalações, as práticas sanitárias no preparo e oferta de alimentos e bebidas, o respeito à lotação, as certificações requeridas, são todos aspectos que podem afetar a saúde dos consumidores, e nossos fiscais têm verificado todos cada um deles de forma minuciosa”, esclareceu.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail [email protected] (em qualquer horário).