MANAUS — Nos últimos dois meses, a Unidade Móvel de Castração, conhecida como ‘Castramóvel’, realizou 4.591 atendimentos itinerantes em várias localidades, levando serviços veterinários gratuitos à população. Entre os procedimentos oferecidos, a castração de cães e gatos foi a mais procurada, totalizando 1.471 atendimentos, seguida pelo agendamento de novas castrações, com 1.466 solicitações.
Além das castrações, o programa também realizou 651 vacinas antivirais para cães, 513 vacinas antirrábicas e 370 vacinas antivirais para gatos. O atendimento veterinário geral contabilizou 120 atendimentos. O projeto, implementado em 2020 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), tem como objetivo promover o bem-estar animal e oferecer assistência a famílias que não têm condições de pagar por esses serviços.
Eduardo Taveira, secretário da Sema, destacou a importância do Castramóvel como uma ferramenta para democratizar o acesso à castração e promover a saúde pública. Segundo ele, o serviço tem alcançado um número crescente de pessoas e contribuído para a qualidade de vida dos animais de estimação.
A iniciativa é um esforço contínuo para sensibilizar a população sobre os cuidados com os animais e a importância da vacinação e controle populacional de pets no estado do Amazonas.