Nova fase do Desenrola Brasil inclui dívidas até R$ 20 mil

Consumidor terá de se cadastrar no portal Gov.br para verificar se a dívida foi contemplada e qual desconto foi oferecido.

O Programa Desenrola Brasil inicia nesta segunda-feira, 20, uma nova fase de negociação de dívidas, que passa a incluir débitos de até R$ 20 mil entre as opções de parcelamento. A etapa inclui dívidas negativadas entre 2019 e 2022. Os débitos compatíveis com o programa compreendem contas de energia, água e comércio varejista, além de faturas de cartões de crédito.

Além da novidade, anunciada neste domingo, 19, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que na quarta-feira, 22, ocorrera o ‘Dia D — Mutirão Desenrola’. A iniciativa do Ministério da Fazenda e do Governo Federal busca impulsionar as renegociações de débitos com organizações da sociedade civil, bancos (privados e públicos) e outros credores.

No Dia D, os bancos terão horário de atendimento estendido em parte de suas agências, a fim de informar os usuários e promover maior disponibilidade de tempo para as negociações. Equipes dos canais de atendimento e redes sociais das instituições chegaram a passar por treinamento para repassar informações ao público interessado de forma mais acessível.

O ministro Fernando Haddad, e o presidente Lula programam uma live na terça-feira, 21, para debater e impulsionar as ações do Desenrola — principalmente o mutirão do dia seguinte.