Celebrado anualmente em 12 de setembro, o Dia do Urologista foi comemorado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em Sessão Especial realizada na tarde desta terça-feira (26/09). A sessão foi proposta pelo deputado Dr. George Lins (União Brasil), também médico urologista, que presidiu o evento.
Representando o governador Wilson Lima, o Secretário Estadual de Saúde Anoar Samad prestigiou a Sessão juntamente com ngela Maria Loureiro da Silva, representando a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Giuseppe Figliuolo, professor de urologia da UEA e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia-Seccional Amazonas; Francisco Rodrigues, Cônsul Honorário das Filipinas em Manaus; e Edson Sarkis, diretor-presidente do Hospital Santa Júlia. Os deputados Rozenha e Dr. Gomes também prestigiaram a Sessão Especial.
Em seu discurso, Dr. George Lins fez questão de distinguir os médicos Anoar Samad e Edson Sarkis por serem os precursores da urologia no Amazonas. “São eles os grandes precursores da urologia em nosso Estado, e faço questão de dizer que considero o doutor Edson Sarkis o patrono da urologia no Amazonas”, expressou o deputado.
Dr. George também ressaltou a figura do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nascido em 12 de Setembro de 1902 em Minas Gerais. JK foi aclamado, em 2005, patrono da urologia brasileira. “Ele atuou como chefe do serviço de urologia do Hospital Militar da Força Pública do Estado de Minas Gerais, com especialização na área junto ao famoso professor Maurice Chevassu no Hospital Cochin, Paris”, frisou o deputado, que mencionou frases de JK que, segundo ele, enaltecem o ofício de ser médico: “Não há pra mim título que mais me orgulhe do que o de médico. Nenhuma profissão é mais nobre, mais séria, mais insubstituível que a nossa. Médico sou, e título nenhum reputo, mais belo, mais dignificante”.
Homenageados
A Sessão Especial da Aleam homenageou com certificados diversos urologistas de especial destaque no Estado. Receberam a distinção: André Luiz Campos Mancini – Gerente da Urologia da FCecon e responsável técnico de urologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas; Anoar Abdul Samad – Secretário de Estado de Saúde; Dimas Aguiar Melão – Médico Urologista e sócio proprietário e diretor médico da Uromed Manaus; Edson Sarkis Gonçalves – Diretor-presidente do Hospital Santa Júlia; Flávio Antunes de Sousa – Médico Urologista e professor coordenador da disciplina de urologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Gabriela Ayumi Owada Borges – médica urologista; Giuseppe Figliuolo – professor de urologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), presidente Seccional Amazonas da Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia; Igor Ferreira de Souza – médico urologista no Instituto de Urologia do Amazonas e do Hospital 28 de Agosto; Jonas Rodrigues de Menezes Filho – médico urologista e professor mestre de urologia da UEA; Luiz Felipe de Araújo – médico urologista e professor da Fametro e Nilton Lins; Pedro Henrique Oliveira Cabral – médico urologista pediátrico; Petrus Oliva Souza – médico urologista pediátrico; Roger Arthur da Cunha Alves – médico urologista e diretor técnico do Instituto de Urologia do Amazonas e Thiago Litaiff Padilha – médico urologista do Instituto de Urologia do Amazonas.
A urologia
Definida como especialidade cirúrgica, a urologia é uma área pródiga em subespecialidades, todas vinculadas ao tratamento de órgãos urinários e reprodutores, explica Dr. George Lins. A especialidade atende às necessidades específicas dos homens a fim de solucionar problemas vinculados em suas subespecialidades, que envolvem as seguintes especificidades: Transplante renal (trabalho com insuficiência renal crônica), urologia pediátrica (análise sobre alterações fetais, fimose, micropênis, entre outros), infertilidade masculina (prática de vasectomias ou reversão das mesmas), oncologia urológica (casos de câncer), neurourologia (envolvendo distúrbios de micção, disfunção erétil ou impotência) ou litíase (resolvendo cálculos do trato urinário, como problemas de pedras nos rins).