sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Saúde No AM, médicos do interior receberão treinamento sobre intubação

No AM, médicos do interior receberão treinamento sobre intubação

Profissionais experientes vão dar orientações práticas aos colegas sobre intubação orotraqueal e manejo de respirador pulmonar.

Visando o melhor atendimento aos pacientes nas cidades do interior do estado, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está viabilizando um treinamento sobre procedimento de intubação orotraqueal e manejo de respirador pulmonar aos médicos que atuam na rede pública. O objetivo é que os profissionais se sintam mais seguros para promover o procedimento, quando necessário.

O médico Marlon Amaral, Apoio Técnico da SES Interior, conta que a pasta está fazendo um levantamento dos profissionais que dominem a técnica e que possam, voluntariamente, promover o treinamento presencial a outros médicos. A SES-AM vai fornecer bonecos de intubação, laringoscópio, tubo orotraqueal e outros materiais necessários para o procedimento.

“O objetivo é dar segurança aos médicos que já estão na linha de frente e capacitar aqueles que têm pouca segurança no manejo desse procedimento. Será um treinamento presencial, respeitando o distanciamento, e que em um dia a gente conclui. Os municípios que não tenham profissionais habilitados, a SES-AM vai providenciar”, observa Amaral.

Podem participar do treinamento todos os médicos que atendem no município, tanto os da rede hospitalar quanto os da Atenção Primária à Saúde (APS). Por se tratar de um procedimento invasivo, o treinamento em intubação orotraqueal é voltado apenas a médicos. A atividade conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que já possui um treinamento próprio.

Inicialmente, a capacitação em procedimento de intubação orotraqueal será realizada nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e, posteriormente, será expandida para as demais cidades do interior do Amazonas.

Treinamentos – A Secretaria de Saúde vem realizando treinamento diversos com os profissionais, a fim de mantê-los atualizados sobre as técnicas e que possam prestar o melhor atendimento aos pacientes. Desde o início da pandemia de Covid-19, já foram oferecidas capacitações sobre aparelhos de suporte à vida, como aparelhos de gasometria, respiradores invasivos e não invasivos e ventilação mecânica.

*Com informações da assessoria