quarta-feira, 11 de março de 2026.
Início Economia Ford anuncia que vai encerrar produção de veículos no Brasil

Ford anuncia que vai encerrar produção de veículos no Brasil

Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques

A montadora Ford anunciou, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, que vai encerrar a produção de veículos no Brasil. Segundo a empresa, a produção será finalizada imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), sendo mantida apenas a fabricação de peças por alguns meses, para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), continuará operando até o quarto trimestre deste ano.

Como resultado, a Ford também anunciou que encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4, assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas, de acordo com a fabricante de automóveis.

Em comunicado, a Ford esclareceu que tomou a decisão após anos de perdas significativas no Brasil. A multinacional americana acrescentou que a pandemia agravou o quadro de ociosidade e redução de vendas na indústria.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, afirmou, em nota, Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

A empresa disse que continuará com o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo. E informou ainda que “mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul”.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, disse Jim Farley.

Demissões

Em nota, a montadora disse que “cerca de cinco mil funcionários da Ford serão impactados no Brasil e na Argentina. No momento, não forneceremos informações específicas por localidade”. Deste total, estima-se que ao menos 830 funcionários serão demitidos da planta de Taubaté e 470 pessoas que trabalham na fábrica de Horizonte.

A Ford ainda esclareceu que “irá trabalhar imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção”.

A advogada trabalhista Maria Lucia Benhame, do escritório Benhame Sociedade de Advogados, pontua que a situação da Ford é de adaptação da empresa para sobreviver. “Mas temos que pensar em vários fatores que talvez tenham contribuído para a decisão de fechamento no Brasil: alta carga tributária que encarece os veículos somada a baixa perspectiva de venda e ao câmbio. Custo da mão de obra somado a uma menor especialização e preparo e nesse aspecto temos que pensar o quanto a banalização da aprendizagem contribuiu com isso”, disse ele.

Ela, ainda, ressalta que o custo da mão de obra e, com isso, a advogada ressalta que não se refere a salários mas custos diretos e indiretos. “Agora a questão é qual o efeito cascata e qual a compensação às dezenas de milhares de trabalhadores demitidos se considerarmos inclusive os da cadeia produtiva e das empresas prestadoras, comércio nas localidades”, afirma Maria Lucia.

O Ministério da Economia lamentou o fato. “A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise. O ministério trabalha intensamente na redução do Custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes. Isto reforça a necessidade de rápida implementação das medidas de melhoria do ambiente de negócios e de avançar nas reformas estruturais”, diz a nota enviada à imprensa.

FONTE: Estadão Conteúdo