sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Justiça Alejandro Valeiko deve aguardar julgamento de habeas corpus em liberdade

Alejandro Valeiko deve aguardar julgamento de habeas corpus em liberdade

Crime ocorreu em setembro deste ano. Valeiko está preso desde outubro. ─ Foto: Carolina Diniz

MANAUS – Uma medida liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na quinta-feira (26) permite que Alejandro Valeiko – indiciado pelo homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos – aguarde o julgamento de um habeas corpus em liberdade. Além de Valeiko, outras quatro pessoas também foram indiciadas, incluindo a irmã de Alejandro.

O TJ-AM informou que já recebeu a determinação do magistrado e que os procedimentos foram concluídos. Com isso, um alvará de soltura já foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde Valeiko está preso.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em nota, informou que ainda não foi comunicada oficialmente.

No documento, o STJ diz que a publicação da decisão está prevista para fevereiro de 2020. Entretanto, segundo Renato Marques Martins, um dos advogados de defesa de Valeiko, a eficácia da decisão é imediata.

“Nosso escritório em Brasília tomou ciência da decisão e ela vale, tem eficácia, imediata. A publicação no caso é uma mera formalidade”, disse.

Ainda de acordo com Martins, o trâmite de julgamento do habeas corpus envolve a disponibilização de informações sobre o caso, por parte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), entre outras ações.

“Esse [habeas corpus] vai demorar um tempo para ser julgado. Quando decidida a liminar, o ministro do STJ já solicitou essas informações. Isso é praxe. O TJ-AM irá prestar informações ao Superior. Prestadas as informações, os autos vão para o Ministério Público Federal, para um parecer e, depois desse parecer, esse habeas corpus será julgado”, explicou.

O advogado ressaltou que não há um tempo estabelecido para que o habeas corpus seja julgado no Superior.

Por G1