Mar de lava engole rua e queima casas no Havaí

A erupção explosiva mais recente no cume do Kilauea ocorreu pouco antes das 18h © Reuters

Uma maré de rochas derretidas transformou uma rua do Havaí em terra vulcânica na última sexta-feira, 26, enquanto o número de casas destruídas pela erupção do vulcão Kilauea aumenta. As autoridades orientaram os moradores a fugir de uma onda de lava cada vez mais perigosa.

A fúria destrutiva da erupção do vulcão Kilauea foi liberada sobre o conjunto habitacional Leilani Estates, em Big Island, com cerca de 80 casas e outras estruturas destruídas, segundo a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências.

Cerca de 2.200 acres (890 hectares) de terra foram incendiados pela lava desde 3 de maio, considerada a erupção mais destrutiva do Kilauea em mais de um século, de acordo com o Condado do Havaí.

“Foram oito casas tomadas nesta estrada em 12 horas”, disse Ikaika Marzo em um vídeo postado no Facebook, enquanto estava na rua Kaupuli, perto de um campo de lava preta e aspecto de vidro, onde a casa de um primo foi destruído.

O magma jorrado a partir de cones de cinzas, de 30 metros de altura, formou lagoas de rocha derretida, que devem transbordar a qualquer momento até chegar às próximas fileiras de casas – a rua Kahukai e a rua Mohala. Os bombeiros foram de porta em porta a procura de moradores. Fonte: Reuters