Caça da Força Aérea sofre pane e cai na Avenida Brasil, no RJ

Os pilotos conseguiram se ejetar © Reprodução

Um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na Avenida Rio Santos, final da Avenida Brasil, na manhã desta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro. De acordo com a FAB, o avião decolou da Base Aérea de Santa Cruz por volta das 7h40.

Assim que deixou o solo, a aeronave sofreu uma pane e caiu. O piloto e o copiloto conseguiram se ejetar antes que o avião atingisse o solo. Os dois foram levados para um hospital militar. Uma fumaça negra pôde ser vista de longe por quem passava pela região no momento do acidente.

O caça partiu da Ala 12 da base aérea. De acordo com o Livro Branco da Defesa Nacional, documento que reúne informações acerca da estrutura atual das Forças Armadas e define as metas para o avanço bélico do Brasil nos próximos anos, o país conta atualmente com 57 caças F5.

O modelo foi apelidado por aqui de F-5M, ou F5BR. Esses aviões de velocidade supersônica atingem até 1.700 quilômetros por hora e possuem alto poder de fogo. Entre 2001 e 2013 os F-5M brasileiros passaram por um processo de modernização, que permitiu a instalação um sistema de contra-medidas eletrônicas, melhorou seu poder de ataque e equipamentos de navegação.

A Areonáutica divulgou uma nota após o acidente:

O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave de caça F-5 Tiger da Força Aérea Brasileira (FAB), do 1º Grupo de Aviação de Caça, acidentou-se nesta quinta-feira (24/05), por volta das 7h40, na Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz), Rio de Janeiro (RJ). Os pilotos ejetaram-se, estão vivos e recebem cuidados médicos.

A tripulação realizava um voo local de treinamento e detectou uma falha, que obrigou os pilotos a se ejetarem. A aeronave foi direcionada a uma região desabitada, sem causar danos pessoais ou materiais no solo.

Equipes de investigação da FAB estão no local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência. Fonte: Correio Brasiliense