41 trabalhadores são resgatados na Índia após 17 dias presos em túnel

Construção desabou em 12 de novembro, e desde então força-tarefa foi montada; ao todo, 41 homens ficaram mais de duas semanas no local.

Os 41 trabalhadores que estavam presos há 17 dias em um túnel em Uttarakhand, no norte da Índia, foram resgatados nesta terça-feira (18). Eles foram puxados individualmente por macas com rodas através de um tubo de aço de 90 centímetros de largura.

O resgate foi comemorado por uma multidão de locais, que gritaram e soltaram fogos de artifício. Os trabalhadores passam bem.

O túnel desabou parcialmente em 12 de novembro enquanto os homens trabalhavam em um megaprojeto do governo indiano que visa criar uma rota turística, com estradas cortando o Himalaia.

Os trabalhadores, então, passaram 17 dias presos dentro do túnel em um espaço de 8,5 metros de altura e dois quilômetros de extensão. Eles se comunicavam com bombeiros e familiares através de rádio.

Embora a região seja propensa a deslizamentos de terra, o motivo exato do desabamento do túnel ainda não foi informado. O resgate demorou por conta de quedas de escombros e problemas em maquinários.

Nas últimas horas do resgate, um grupo de mineiros especialistas em escavações manuais foi convocado para ajudar, rompendo cerca de 60 metros de rochas, terra e metal, garantindo o sucesso da operação.