Início Mundo Zelenski demite governador de Sumi após ataque com 35 Mortos

Zelenski demite governador de Sumi após ataque com 35 Mortos

Volodimir Artiukh havia organizado uma cerimônia militar no mesmo momento em que russos alvejaram a cidade de Sumi com mísseis balísticos.

UCRÂNIA — O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, anunciou nesta terça-feira (15) a demissão do governador da região de Sumi, Volodimir Artiukh, em meio à repercussão de um devastador ataque russo que deixou ao menos 35 mortos e 117 feridos no domingo (13). O bombardeio com mísseis balísticos ocorreu enquanto Artiukh organizava uma cerimônia militar ao ar livre na capital homônima da província, desencadeando críticas por sua falta de precaução. Autoridades locais acusaram o governador de facilitar a propaganda russa, ampliando a polêmica em torno do episódio.

O Kremlin afirmou que o alvo era “uma concentração de militares”, algo negado por Kiev e aliados ocidentais em outras ocasiões, mas desta vez há indícios de que Moscou pode estar dizendo a verdade. Entre as vítimas, há civis, incluindo crianças, como mostram imagens de um trólebus atingido por um míssil Iskander-M. Velórios e enterros seguem acontecendo na região.

A demissão de Artiukh coincidiu com a do governador de Lugansk, Artem Liosohor, ampliando a crise política em meio à nova ofensiva russa no norte e nordeste da Ucrânia, áreas estratégicas desde o início da guerra em 2022. Kiev retaliou na terça, afirmando ter atingido a base do regimento responsável pelo lançamento dos mísseis, no sul da Rússia. Moscou não confirmou, mas relatou ataques de drones ucranianos, com uma pessoa morta.

O incidente foi usado por Zelenski para reforçar seu apelo por mais defesas antiaéreas, embora mísseis balísticos sejam difíceis de interceptar. Nos últimos dias, Kiev admitiu a perda de outro caça F-16 fornecido por aliados europeus. Enquanto isso, o G7 preparava uma nota contra a Rússia, vetada pelos EUA sob o governo de Donald Trump, que busca um cessar-fogo envolvendo concessões territoriais à Ucrânia.