O primeiro voo operado pela Força Aérea Brasileira de repatriação de brasileiros no Líbano foi reprogramado e deve decolar neste sábado (5/10). Os 220 cidadãos que aguardam para retornar já estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto de Beirute.
O avião sairá de Lisboa, em Portugal, em direção à capital do Líbano. O governo brasileiro reforça o alerta para que os cidadãos sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais.
A repatriação estava prevista inicialmente para esta sexta-feira (4/10), mas precisou ser adiada. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Inclusive áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.
A Operação Raízes do Cedro teve início na madrugada de quarta-feira (2/10), com a decolagem da aeronave KC-30 da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro.
Cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano, sendo a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio. O objetivo da operação é repatriar até 500 pessoas por semana, com prioridade de embarque para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.