MANAUS — A capital amazonense está prestes a receber uma visita histórica do presidente norte-americano, Joe Biden, nos dias 16 e 17 de novembro. Um avião cargueiro C-17 GlobeMaster III, da Força Aérea dos Estados Unidos, já chegou a Manaus na noite da última quarta-feira (6), trazendo veículos oficiais e equipamentos para a agenda presidencial.
Essa é apenas a primeira de uma série de aeronaves que estão programadas para pousar na cidade nas próximas semanas. Mais três aeronaves militares estão previstas para chegarem nesta sexta-feira (8), totalizando 30 voos cargueiros.
A visita de Biden à Amazônia é vista como uma substituição ao encontro que havia prometido ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita a Washington no ano passado. Manaus, um local de interesse pessoal para Biden, foi escolhida para a reunião antes de ele seguir para o Rio de Janeiro, onde participará da 19ª Cúpula do G20.
Para garantir a segurança do presidente, duas aeronaves presidenciais, Boeing 747 VC-25A, devem pousar em Manaus no dia 16 de novembro, trazendo Biden e sua comitiva. Esse esquema de segurança reforça a importância da visita e a cooperação entre Brasil e Estados Unidos em questões climáticas.