UTI da FCecon recebe certificado de alta eficiência

Certificação é para hospitais que demonstram excelência em desempenho e qualidade no atendimento a pacientes críticos.

MANAUS — A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) recebeu o certificado de alta eficiência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um dos cinco hospitais a receber a avaliação máxima na região Norte. O certificado “Top Performer” é concedido às unidades de terapia intensiva que apresentam alta eficiência, demonstrando excelência em desempenho e qualidade no atendimento a pacientes críticos.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que a certificação é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas na unidade e do trabalho de excelência desenvolvido pela equipe da instituição, que é referência na região.

A UTI adulto da FCecon participou, de 2021 a 2023, do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), recebendo orientações de profissionais do Hospital Sírio-Libanês. Nesse período, houve redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e aumento da adesão de higiene das mãos. Entre junho de 2022 e dezembro de 2023, a Fundação registrou apenas um caso de infecção do trato urinário.

Desde 2019, a Fundação Cecon também é avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com alta conformidade na segurança do paciente, graças à implementação de protocolos de adesão à higienização das mãos, prevenção de infecções hospitalares, protocolos de prevenção a quedas, cirurgia segura, entre outros. O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que realizam o acompanhamento e treinamento das equipes assistenciais.