Início Comportamento Uso excessivo de redes sociais aumenta irritabilidade, aponta estudo

Uso excessivo de redes sociais aumenta irritabilidade, aponta estudo

Participaram do levantamento mais de 40 mil pessoas.

Passar muito tempo nas redes sociais pode estar deixando as pessoas mais irritadas. É o que revela um estudo realizado nos Estados Unidos, que analisou o impacto do uso frequente de plataformas como Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e TikTok no humor dos usuários.

O levantamento contou com a participação de mais de 40 mil pessoas, que responderam a questionários sobre a frequência de acesso e publicações nas redes. Para medir os níveis de irritabilidade, os pesquisadores utilizaram uma metodologia específica, com pontuações variando de 5 a 30. Além disso, foram avaliados sintomas de ansiedade e depressão.

Os resultados mostraram que 78,2% dos entrevistados acessam pelo menos uma plataforma diariamente, enquanto quase 25% estão conectados durante a maior parte do dia. Outros 16,2% afirmaram publicar conteúdos várias vezes ao dia. Contudo, quanto maior o tempo online, maior a irritabilidade – especialmente entre usuários frequentes do X e do Facebook.

Embora o uso das redes possa gerar prazer momentâneo, liberando dopamina no cérebro, o estudo alerta para os efeitos negativos do excesso. “Estamos diante de um paradoxo: as plataformas que nos conectam também podem nos desconectar emocionalmente”, afirmou um dos pesquisadores. Para especialistas, o equilíbrio é essencial para evitar os impactos negativos na saúde mental.