
MANAUS, AM — A capital amazonense começou a operar uma parte do Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), uma usina de biogás em Manaus que promete revolucionar o descarte de lixo na região. Com investimento de R$ 200 milhões, o projeto vai captar gases do efeito estufa gerados pelo lixo e transformá-los em biogás, uma fonte de energia renovável.
Essa iniciativa é crucial, já que mais de 41% do lixo urbano no Brasil teve destinação inadequada em 2023. O presidente da Abrema, Pedro Maranhão, destaca a importância do CTTR para uma cidade como Manaus, que produz cerca de 3 mil toneladas de lixo por dia.
A primeira célula do CTTR já está recebendo 1.200 toneladas de resíduos diariamente, com planos de triplicar a capacidade. Além de gerar energia, a usina de biogás Manaus também tratará o chorume (líquido poluente do lixo) para reuso industrial.
Quando estiver em pleno funcionamento, o projeto promete reduzir as emissões de gás carbônico em até 400 milhões de toneladas por ano, contribuindo significativamente para o meio ambiente e a economia local, gerando empregos e promovendo a sustentabilidade.


