UNESCO credencia escola particular do Amazonas em rede internacional de ensino

O Colégio Palas Atenas recebeu credenciamento do Programa de Escolas Associadas (PEA).

A Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem fortalecido sua atuação no Brasil e trabalha para ampliar o número de instituições de ensino associadas ao Programa de Escolas Associadas (PEA) e, em setembro, confirmou a inclusão da primeira escola particular do Amazonas ao programa, o Colégio Palas Atenas.

O programa segue o Plano Estratégico da Rede PEA, que prioriza a aprendizagem intercultural, o desenvolvimento sustentável e a promoção da cultura da paz em todo o mundo, trata-se de uma rede global composta por mais de 10 mil escolas em 181 países, incluindo 569 instituições no Brasil.

De acordo com o mantenedor do Colégio Palas Atenas, professor Paulo Ribeiro, desde 2019 a instituição privada vinha se esforçando para finalizar o processo de credenciamento.

“As escolas associadas ao PEA trabalham o pensamento crítico, a aprendizagem através do diálogo, bem como colaboram com a construção de uma cultura de paz, preparando os estudantes para uma participação ativa na sociedade. Tudo isso está alinhado com nossa missão de formar uma geração de líderes e empreendedores com mentalidade global”, destaca Paulo Ribeiro.

Como associada ao PEA da Unesco, o Colégio Palas Atenas tem a oportunidade de participar de encontros, congressos, missões e outros eventos nacionais e internacionais, permitindo que seus educadores conheçam e compartilhem experiências pedagógicas com as melhores instituições de ensino em todo o mundo.

Paulo Ribeiro explica que a ideia é trabalhar para que cada vez mais escolas do Estado, tanto públicas quanto privadas, consigam o selo da Unesco. “O programa tem como um dos seus objetivos transformar as escolas em verdadeiros laboratórios de ideias, promovendo novas abordagens de ensino, servindo de modelo para a comunidade”, complementa.

“Estamos diante de uma oportunidade única de enriquecer nossa abordagem pedagógica e enraizar ainda mais os valores da Unesco em nossa cultura escolar. Isso não apenas eleva a qualidade da nossa educação, mas também fortalece nossa missão de formar cidadãos engajados, críticos e comprometidos com um mundo mais justo e sustentável”, destaca o coordenador pedagógico do Colégio Palas Atenas, Jhony Abreu.

Ainda segundo, Jhony Abreu o reconhecimento pela Unesco e a afiliação ao Programa de Escolas Associadas (PEA) são marcos para o Colégio Palas Atenas e para a comunidade educativa regional. “É uma validação do nosso compromisso com uma educação que transcende fronteiras e molda líderes globais. Estamos entusiasmados com o caminho que temos pela frente e comprometidos em fazer jus a esse selo de excelência”, conclui.

Histórico

Inicialmente focado no desenvolvimento da educação pós-guerra, o Programa de Escolas Associadas (PEA) foi criado pela Unesco em 1953. No Brasil, uma Coordenação Nacional foi criada no Rio de Janeiro em 1997, justamente para ampliar a participação brasileira.