Ufam vai exigir cartão de vacinação para quem acessar suas dependências

FOTO: Consuni/Ufam

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam) aprovou por unanimidade uma proposta que torna obrigatória a apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19 para acessar as dependências da universidade, na quinta-feira (30).

Segundo a Ufam, a decisão colegiada considera um parecer aprovado no dia 27 de dezembro pelo Comitê Interno de Enfrentamento à Covid 19 da universidade, o quadro epidemiológico nacional e regional e a situação vacinal.

A exigência do passaporte vacinal contra a Covid vale para todo o corpo docente, discente, técnico-administrativo e terceirizados, assim como para todos aqueles que necessitarem de acesso aos serviços oferecidos pela Ufam, respeitando os princípios éticos e humanitários de cada situação.

“A ações da Ufam são voltadas para planejar um retorno seguro, onde, prioritariamente, devemos pensar nas pessoas e assim temos feito, desde março de 2019. Estando assessorados pelo nosso Comitê Interno, ouvindo e compartilhando as decisões com a nossa comunidade, a decisão do Consuni nos faz avaliar ser possível avançarmos nas nossas atividades sem esquecermos o principal: a saúde em coletivo”, disse a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe.

O relator e conselheiro do Consuni, professor Edson de Oliveira Andrade, em seu parecer favorável, considerou a ciência, dever social com a vacina e a comunidade universitária como pontos para tratar sobre a vacinação.

Além da exigência do cartão de vacinação contra Covid, o Consuni também tratou de alterações no Plano de Biossegurança em vigor e aprovado em julho de 2020.

*Com informações da assessoria