A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) consolidou sua presença no Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) com a eleição da docente Andrezza Belota Lopes Machado como vice-presidente para o biênio 2025-2026.
A atuação da professora reflete o compromisso da UEA com políticas públicas de inclusão e permanência de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. O ConBraSD é uma organização não governamental que defende os direitos dessas pessoas.
A Prof.ª Dra. Andrezza Belota, coordenadora das Políticas de Permanência da UEA, destaca a importância da formação de educadores e profissionais para disseminar conhecimento científico na área e combater estereótipos.
“A presença da UEA no Conselho reflete nosso empenho para desenvolver pesquisa, ensino e ações de extensão alinhadas à luta por direitos humanos e equidade”, explicou.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, considera a defesa dos direitos das Pessoas com Necessidades Específicas uma prioridade. “Estamos atentos às demandas de aprendizagem da nossa comunidade acadêmica e investimos em inclusão.”