UBS Fluvial Vitória retorna ao Tonantins após 18 dias atendendo ribeirinhos

A UBSF Vitória atendeu a centenas de pessoas durantes 18 dias de viagem

Em cada rosto que se via, quando chegavam os comunitários, neles, brilhavam a esperança, esperança por uma ajuda médica, esperança por um atendimento odontológico, ou, até mesmo, por um remédio, desses que se encontra facilmente em qualquer drogaria na capital, desta forma, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), de Tonantins, município a 870 km de Manaus, atendeu a centenas de pessoas durantes 18 dias de viagem pelos rios Atiparanã, Mari-mari, Lago Grande, Solimões e Jacapari.

Dever cumprido

Dentro da balsa e ao lado de toda sua equipe que esteve na missão, o Prefeito de Tonantins, Lázaro Martins, chegou a se emocionar ao declarar em público, que sentia no peito, o sentimento do dever cumprido.

“Só tenho a agradecer a Deus e a todos desta nossa equipe de saúde, do motorista da balsa, a todos os funcionários, que fizeram parte desta nossa primeira viagem, onde tivemos a missão de levar a ajuda aos que mais necessitam”, destacou o Prefeito Lázaro, enfatizando o retorno do apoio do Governo Federal, ao projeto nas próximas viagens.

Serviços oferecidos

Entre os diversos serviços oferecidos pela UBS Fluvial de Tonantins, estão a aplicação de vacinas, consultas médicas e odontológicas, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas como hipertensão e diabetes, exames, farmácia, entre outras.

De acordo com o secretário de Saúde de Tonantins, José Júlio Júnior, a UBS Fluvial está supriu as necessidades dos trabalhadores rurais, que teriam sido praticamente esquecidos em administrações anteriores, e hoje, até as comunidades indígenas receberam os atendimentos.

“Apenas com os recursos próprios da Prefeitura, conseguimos levar para as comunidades, inclusive para a comunidade indígena, o atendimento médico, odontológico, pré-natal, coleta de preventivo, farmacêutico laboratorial, vacinas, e o controle de endemias com a FVS. Nos estamos num processo de mudança, com o novo, a saúde assistencial, a ideias e o prefeito Lázaro, quer que tenhamos é a excelência no comprimento positivo. Acreditamos que fizemos um trabalho diferente e eficaz no estado do amazonas, único, e que seja exemplo aos demais municípios”, disse.

Pontos de atendimentos

Fizeram parte do cronograma de pontos de atendimentos da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), de Tonantins, as comunidades ribeirinhas de Santa Terezinha , Porto Nascimento, Fazenda, Santa Lúcia, Barro Alto I, Barro Alto III, Sururuá, Sâo Joaquim, Ceci São Joaquim, Ceci, Santa Rita, Alegria, Remanso das Pedras, São Raimundo, Prosperidade, Santa Maria, Caeté,  Jacapari Perpétuo, Bom Jardim, Boa Esperança, Urutubinha, Jerusalém, São Domingos, Paraná do Jacapari, Silvano, São Sebastião, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Uati Paraná, Nova Vida, São Bento, Curupira, Pirapitinga, Paraná das Panelas, São Francisco do Recife.

Para execução de todos os serviços, a Prefeitura de Tocantins, contou com uma equipe especializada composta por 01 médico, 01 enfermeira, 01 dentista, 02 técnicos de enfermagem e 01 bioquímico.