UBS do Distrito de Matupi fica sem energia por várias horas

Mesmo com a falta de energia, equipes médicas e de enfermagem não deixam de atender os pacientes.

MATUPI, AM — Na tarde desta quarta-feira (29), a Unidade Básica de Saúde do Distrito de Santo Antônio do Matupi (Manicoré-AM) ficou às escuras por várias horas devido à falta de energia fornecida pela companhia elétrica que atende o distrito e a região.

Diante dessa situação, o postinho de saúde de Matupi dispõe de um grupo gerador que, segundo informações, está há quase três anos na UBS, porém, infelizmente, sem serventia, já que ainda não foi devidamente instalado. A falta de energia compromete o atendimento dos profissionais de saúde, deixando os pacientes desassistidos, ou, como se pode dizer, na escuridão.

Há três anos, o gerador foi instalado, mas precisa de um técnico para funcionar plenamente.

Enquanto isso, médicos e a equipe de enfermagem, quando não há energia no postinho, realizam atendimentos e suturas à luz de lanternas ou celulares, garantindo que nenhum paciente fique sem assistência. Segundo informações, o gerador está instalado no local adequado, mas, por falta de um engenheiro elétrico, ainda não foi possível colocá-lo em funcionamento para cumprir sua finalidade. Parabéns a todos os profissionais de saúde de Santo Antônio do Matupi pelo esforço e dedicação.

Reportagem: Edy Lima