TSE abre inscrições para 8º Teste Público de Segurança das Urnas

Teste público da Urna chega a sua 8ª edição.

BRASÍLIA — O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu inscrições até sexta-feira (18/7) para o 8º Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026. O evento, que reforça a transparência e confiabilidade do processo de votação, conta com quatro comissões (organizadora, reguladora, avaliadora e de comunicação) e é regulamentado por uma portaria do TSE divulgada em 16 de julho.

Podem se inscrever brasileiros maiores de 18 anos, com limite de 15 inscrições (individuais ou grupos de até três pessoas), totalizando 45 investigadores presenciais. Caso o número de inscritos exceda, um sorteio público será realizado. Os aprovados, anunciados em 29 de julho, devem enviar planos de teste em outubro, detalhando as ações a serem avaliadas pela Comissão Reguladora.

Desde 2009, quando o primeiro teste ocorreu, 112 planos foram executados por 157 investigadores. O TSE destaca o compromisso com a integridade eleitoral, e o calendário, prazos e resultados do teste estarão disponíveis no site oficial do evento, reforçando a participação cidadã na validação dos sistemas eleitorais.