Troféu Índio Pauxi vai homenagear personalidades obidenses

Paulo Onofre, coordenador do evento © Divulgação

A entrega do XI Troféu Índio Pauxi, que vai acontecer no próximo dia 15 (sábado), no Toscana Festas, a partir das 21h, vai homenagear cerca de quinze obidenses que mais se destacaram nas áreas da atividade humana, contribuindo para a construção de um mundo melhor para deixar como legado para as novas gerações.

Dentre os homenageados, destacam-se o escritor Hélcio Amaral de Sousa e a historiadora Marilene Maria Aquino Castro de Barros que irão fazer uma noite de autógrafos para o lançamento de suas obras literárias durante o evento.

Hélcio Amaral vai lançar o livro “O Guardador de Memórias – Fragmentos Históricos da Amazônia”, uma coletânea de artigos que o historiador vem escrevendo ao longo dos anos e retrata a policromia paisagística da região, fatos históricos, econômicos e sociais; Marilene Castro vai lançar o livro “No Tempo das Freiras – História, memória e educação em Óbidos”, que conta suas reminiscência de infância que, em grande parte, vivida na Escola São José, fundado em 1911 para atender, exclusivamente, a educação feminina.

De acordo com Paulo Onofre, coordenador do Troféu Índio Pauxi, esse evento é uma espécie de tribuna livre que premia as personalidades que mais se destacaram nas mais diversas áreas da atividade humana. “Esse evento já é uma referência em Manaus porque reconhece o trabalho desses obidenses obstinados que ajudam na construção de um mundo melhor para servir de legado para os nossos filhos e netos e são exemplos da nossa geração”, destaca Paulo Onofre

OS HOMENAGEADOS DO XV TROFÉU ÍNDIO PAUXI:

01- Emilia Vieira do Amaral
02- Professora Marilene Maria Aquino Castro de Barros
03- Reginaldo Amoêdo do Amaral.
04- Francisco de Paula Souza Rodrigues.
05- Eugênio Gustavo Guerreiro Hamoy
06- Professor-Compositor e Musico Wander de Andrade,
07- Hélcio Amaral de Sousa.
08- Dr. Ariosto Maria Chaves Dias
09- Dr. Otávio dos Santos Albuquerque.
10- Varlene Matos Souza.
11- Osvaldo Renato Vasconcelos Brandão.
12- Professora Jacira Leão Pereira.
13- Arinaldo Gomes Paiva – Ricolla
14-José Antonio Fausto da Silva – Zé Preto.
15- Professora Elza do Carmo Barbosa Albuquerque