Três festas clandestinas são fechadas durante fiscalização em Manaus

Ações foram realizadas por equipes do Detran, na madrugada deste domingo (10) ─ Foto: Divulgação / SSP-AM

Equipes do do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) fecharam três festas clandestinas flagradas na madrugada deste domingo (10), em Manaus. Os eventos ocorriam nos bairros Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, e Cidade Nova, Zona Norte.

Além das festas, a equipe do Neot também frustrou um “rolezinho” de motocicletas, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. Na ocasião, sete motos com irregularidades foram recolhidas.

Os estabelecimentos ficaram proibidos de abrir por 15 dias, desde o dia 4 de janeiro, por conta de um novo surto da Covid-19 no estado. Até este sábado (9), mais de 5,6 mil pessoas morreram com a doença.

As festas clandestinas foram localizadas enquanto as equipes de fiscalização do Detran-AM circulavam pela capital para montar as barreiras da Lei Seca. No bairro Dom Pedro, uma boate funcionava a portas fechadas, com cerca de 60 pessoas consumindo bebidas alcoólicas. O estabelecimento foi esvaziado e o proprietário não foi encontrado.

Em outro ponto do bairro Dom Pedro, as equipes identificaram outra festa com público de cerca de 12 pessoas, que também foi encerrada. No bairro Cidade Nova, outra festa clandestina, com cerca de 15 pessoas, estava acontecendo em um espaço comercial.

“Nesses casos, acabamos observando a situação de anormalidade em virtude dos carros estacionados nas proximidades. Estavam todos bem aglomerados e de portas fechadas para tentar inibir as fiscalizações, mas foram pegos demonstrando falta total de respeito e colocando a saúde e a vida de toda a população em risco”, disse o coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Victor Mansur, por meio de assessoria.

O Neot também desarticulou um encontro de motociclistas no Jorge Teixeira. As equipes chegaram ao local e flagraram os motoqueiros se preparando para sair. Durante a fiscalização, sete motos foram recolhidas ao parqueamento.

Fiscalização terrestre e fluvial

A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela SSP-AM, realizou, entre a noite de sábado e madrugada deste domingo, a vistoria de 16 estabelecimentos em Manaus para verificar se o decreto estadual estava sendo cumprido. Doze locais vistoriados estavam fechados.

No Aleixo, um bar foi autuado por descumprimento do decreto governamental de prevenção à Covid-19. O espaço estava aberto e com atendimento ao público.

Na tarde deste sábado, durante a CIF fluvial, cinco flutuantes foram fiscalizados. Quatro estavam fechados, e um estava funcionando cumprindo as medidas de segurança. A CIF envolve órgãos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

FONTE: G1