Toma posse presidente interino do Gabão

Presidente Ali Bongo foi deposto em 30 de agosto pelos militares, pouco depois de as autoridades eleitorais terem anunciado sua reeleição para um terceiro mandato.

Tomou posse no Gabão, nessa segunda-feira (4), como presidente interino, o general Oligui Nguema, líder do exército que deu um golpe militar no país, alegando fraude nas eleições.

No final de agosto, o presidente deposto, Ali Bongo, havia vencido a disputa para um terceiro mandato, o que estenderia para seis décadas o domínio político de uma mesma família no Gabão, país localizado na África Central, com mais de 2,3 milhões de habitantes e exportador de minérios e petróleo.

Na cerimônia de posse, realizada em Libreville, capital do Gabão, o general Oligui Nguema prometeu devolver o poder aos civis por meio de eleições livres e transparentes. Ele também anunciou a anistia aos opositores ao regime e uma nova constituição.

Imagens da televisão gabonesa mostram autoridades e a população aplaudindo a posse.

Em entrevista à televisão francesa, Albert Ondo Ossa, político da oposição que disputou a eleição anulada, chamou todo esse processo de uma “revolução de palácio”, pois o novo líder empossado, Oligui Nguema, é primo do presidente deposto.

No último sábado (2), o Comitê para a Transição e Restauração das Instituições, instituído pelos militares, reabriu as fronteiras do país, fechadas após o golpe.

Na semana passada, os países da União Africana haviam condenado o golpe militar e pedido prioridade para uma solução pacífica e a volta à ordem democrática.