Tiros deixam pelo menos 15 mortos e dezenas de feridos em centro comercial no Texas

Forças de segurança respondem aos tiros no centro comercial em El Paso, no Texas, neste sábado (3). (Foto: Joel Angel Juarez / AFP)

Tiros foram registrados neste sábado (3) em um supermercado dentro de um centro comercial na cidade de El Paso, no Texas, Estados Unidos, deixando mortos e feridos. A polícia diz que um homem foi detido. Autoridades afirmam que ao menos 15 pessoas morreram, de acordo com agências de notícias.

Segundo o último levantamento, 24 pessoas foram levadas para hospitais da região; os feridos têm, de acordo com a “ABC News”, entre 2 e 82 anos de idade.

Um porta-voz de um dos hospitais, o Centro Médico Universitário de El Paso, afirmou que um paciente morreu ao chegar no hospital. Ao todo, o hospital recebeu 13 vítimas relacionadas ao tiroteio. Duas delas, crianças, foram transferidas para o Hospital Infantil de El Paso, que é afiliado ao hospital universitário.

As autoridades consulares do Brasil nos EUA estão em contato com a polícia texana, mas não há, até o momento, nenhuma informação de brasileiros entre as vítimas em El Paso. Do mesmo modo, não foi recebida nenhuma consulta de familiares no Brasil sobre o caso.

Tiros em El Paso, no Texas, deixam mortos e feridos. — Foto: Robert Jaworski/G1

Outras 11 vítimas, com idades entre 35 e 82 anos, estão no hospital Del Sol. Dessas, 9 estão em condição crítica, e 2 são consideradas estáveis.

O sargento da polícia de El Paso, Robert Gomez, confirmou a morte de pelo menos uma pessoa, mas não soube informar se as outras vítimas eram crianças, adultos, homens ou mulheres.

Um centro de apoio para informar familiares das vítimas foi organizado em uma escola próxima ao local do tiroteio. A polícia também informou que há necessidade urgente de doações de sangue, que estão sendo feitas em dois centros.

Segundo a polícia, o suspeito que está sob custódia é Patrick Crusius, de 21 anos. Ele é de Allen, cidade do Texas que fica a cerca de 45km de Dallas

Mais cedo, a prefeitura de El Paso havia informado que havia três detidos. A polícia chegou a dizer que recebeu vários relatos de haver múltiplos atiradores. No entanto, por volta das 17h (horário de Brasília), no entanto, o sargento da polícia de El Paso, Robert Gomez, disse que a investigação aponta para a presença de apenas um atirador.

A polícia também informou que esvaziou a área e que não há ameaças em outros locais da cidade.

O centro comercial onde ocorreu o tiroteio fica na região leste de El Paso, cidade que faz fronteira com Ciudad Juárez, no México. Segundo a polícia, os tiros aconteceram entre as ruas Hawkins e Gateway East, onde está localizado um supermercado WalMart. A rede informou que está colaborando com as investigações e lamentou o ocorrido.

Vídeos amadores feitos no local mostram consumidores sendo retirados do centro comercial e pessoas se escondendo em meio ao som do tiroteio. Há ainda imagens de visitantes saindo com as mãos ao alto do local.

O presidente Donald Trump foi informado sobre o tiroteio e disse que há relatos de muitos mortos. “Falei com o governador do Texas para oferecer total suporte do governo federal”, disse Trump em rede social.

O governador do Texas, Greg Abbott, se manifestou nas redes sociais, e afirmou que o departamento de segurança pública do Texas estava trabalhando para concluir o caso da maneira mais segura possível.

O tiroteio no Texas acontece poucos dias após um atirador matar três pessoas e ferir outras 11 em um festival gastronômico na cidade de Gilroy, na Califórnia.

No dia 31 de maio, um funcionário público abriu fogo em um prédio governamental de Virginia Beach, costa leste dos Estados Unidos, em um ataque que deixou 12 pessoas mortas e quatro feridas. No dia 7 do mesmo mês, dois assassinos abriram fogo em uma escola em Highlands Ranch, no Colorado. Um estudante de 18 anos morreu e outros oito ficaram feridos.

Por G1