Terapia com pets leva alegria e bem-estar a idosos da Fundação Doutor Thomas

A prática leva cães para interagir com os idosos por meio de carícias, brincadeiras e conversas, estimulando a comunicação e o bem-estar emocional.

MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), retomou nesta quarta-feira (5/2) o projeto “Terapia Assistida por Animais”. A iniciativa, que leva cães para interagir com os idosos da instituição, promove bem-estar emocional, estimula a comunicação e reduz a ansiedade.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destaca a importância da terapia com animais na rotina dos idosos, ressaltando o carinho especial que muitos deles têm por cães. “O cachorro é o melhor amigo do homem, e nesse contexto, ele vai além de um simples amigo, torna-se um verdadeiro aliado terapêutico”, explica Lucas.

As sessões, que acontecem duas vezes por semana, são conduzidas pela neuropsicóloga Cláudia Araújo e contam com a participação das cadelas Golden Retriever Mercedes Marley e Melanie Klein. A terapia, que dura cerca de 40 minutos, estimula circuitos cognitivos e funções motoras dos idosos, proporcionando momentos de alegria e bem-estar.