Técnico de vôlei é preso suspeito de abusar sexualmente de jogadores

Segundo a polícia, o técnico da seleção amazonense filmava os estupros.

MANAUS, AMAZONAS — Nesta terça-feira (14), Walhederson Brandão, ex-treinador da Seleção Amazonense de Vôlei Sub-16, foi detido pela polícia na casa onde morava, no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus. Durante a prisão, dois adolescentes de 15 anos foram encontrados dormindo na mesma cama que o técnico.

A Delegada Joyce Coelho, responsável pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), informou que a investigação já identificou mais de dez vítimas do treinador, todos do sexo masculino e com idades entre 16 e 17 anos.

“A partir da primeira denúncia, notificamos seis vítimas, com cinco procedimentos em andamento e um já concluído. Continuamos nosso trabalho, e até o momento, já identificamos 12 vítimas”, detalhou a delegada.

Conforme as apurações, o técnico abusava sexualmente dos adolescentes, utilizando a promessa de transformá-los em atletas profissionais de renome como chamariz. A delegada classificou esse comportamento como exploração sexual, destacando que não se limita a transações financeiras, mas envolve trocas por favores, como créditos para celular, tênis ou roupas.

“A situação é agravada pela vulnerabilidade socioeconômica dos garotos, que se encontram em condições precárias. Essa exploração vai além do aspecto financeiro, sendo uma prática repugnante que compromete o desenvolvimento desses jovens atletas”, afirmou a delegada.