TCE-AM fiscaliza Hospital Universitário Francisca Mendes

A vistoria teve como objetivo apurar uma denúncia sobre suspensão de cirurgias por carência de insumos, além de falta de medicamentos.

MANAUS, AM — Na manhã de hoje, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou uma ação do programa “Blitz TCE” no Hospital Universitário Francisca Mendes, localizado na zona norte da capital amazonense. A equipe de nove auditores teve como objetivo apurar denúncias de suspensão de cirurgias por falta de insumos e medicamentos.

Segundo o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas), Luciano Simões, a vistoria foi motivada por reclamações recebidas nos canais de comunicação do programa. “Nossa equipe verificou junto à diretoria do hospital as denúncias de espera, suspensão e cancelamento de cirurgias por falta de insumos e medicamentos”, explicou Simões.

A gestora do Hospital Francisca Mendes informou aos auditores que a situação já foi normalizada após o repasse de recursos pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). “Apesar da normalização, o TCE-AM notificou o hospital e continuará analisando a documentação coletada durante a inspeção”, afirmou Simões.

Fiscalização detalhada

A equipe do TCE-AM realizou uma vistoria completa no Hospital Francisca Mendes, inspecionando diversos setores estratégicos da unidade. Entre os locais fiscalizados, estavam:

  • Setor de distribuição de medicamentos e estoque de insumos;
  • Sala de hemodinâmica e centro cirúrgico (equipamentos e máquinas);
    Geradores de energia;
  • Área de abastecimento de produtos essenciais (oxigênio e nitrogênio líquido);
  • Serviço de higienização do hospital.

Sobre o Hospital Universitário Francisca Mendes

Inaugurado em 1999, o Hospital Universitário Francisca Mendes é referência em assistência de alta complexidade cardiovascular na região. A unidade oferece diversos serviços, como:

  • Consultas especializadas;
  • Exames laboratoriais;
  • Cirurgia cardíaca adulta e pediátrica;
  • Cirurgia vascular;
  • Cardiologia intervencionista;
  • Neurocirurgias.

Canal de denúncias do Blitz TCE

O programa Blitz TCE é uma iniciativa do TCE-AM que visa prevenir danos ao patrimônio público. A iniciativa conta com a colaboração das secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do Tribunal.

Desde sua implementação, o Blitz TCE já realizou inspeções em quatro unidades de saúde e uma escola estadual. A população pode colaborar com o programa denunciando irregularidades por meio do WhatsApp (+55 92 9 9199-5518) ou do e-mail [email protected].