Susam anuncia novas melhorias no Centro de Reabilitação em Dependência Química

© Divulgação/Susam
O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, esteve no Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ). Na unidade, que vem passando por reformulações feitas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Orestes reuniu com a direção e com os profissionais e anunciou novas melhorias para o local. Ele ainda participou, junto com os residentes do CRDQ, da abertura da programação alusiva à campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio, realizada no auditório da unidade.
“Essa unidade passa por uma reformulação e estamos não somente acompanhando esse processo, como também identificando novas melhorias a serem feitas e que estarão contempladas no plano de manutenção, com previsão para ser executado em 30 dias”, disse o secretário.
De acordo com Orestes, assim como as demais unidades de saúde da capital, que estão passando por reformas e manutenção, o CRDQ também vai receber novas melhorias nas suas instalações. “Estamos reativando oficinas que estavam paradas e, para isso, é necessário a recuperação e a manutenção  dos espaços onde as atividades acontecem. Nosso compromisso é trabalhar intensamente para melhorar ainda mais as instalações, a formação de recursos humanos e o que mais for preciso”, afirmou o secretário.
Entre as mudanças já em andamento pela Susam está a substituição gradativa de mão de obra terceirizada por concursados. A Susam também realizou mudanças recentes na direção da unidade.
Localizado no quilômetro 53 da Rodovia AM-010, o CRDQ atua no tratamento de doenças mentais induzidas por uso de substâncias, conforme preconiza a Lei número 10.2016, a Lei da Reforma Psiquiátrica, que instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais. Com capacidade para 100 residentes, a unidade tem hoje 95. De janeiro a agosto desse ano, foram feitas 266 admissões de pacientes, entre adultos e adolescentes do sexo masculino e feminino. O tratamento terapêutico dura no máximo três meses.
Ressocialização – O secretário de Saúde também conversou com as equipes de profissionais, dentre os quais psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que atuam no local, sobre medidas necessárias à ressocialização dos residentes no pós-tratamento. Ele disse que a Susam vai buscar articulação com outros setores da sociedade e com órgãos governamentais para a atualização e implantação de novas oficinas terapêuticas e também para que o acompanhamento seja contínuo no pós-internação. “A pessoa precisa ser reinserida na escola, no mercado de trabalho, na família e na sociedade em geral. Sem esse apoio, o tratamento é inócuo e são grandes as chances de recaída”, ressaltou.
A diretora do CRDQ, Fabia Ileana Rosa, afirmou que o processo de reativação de oficinas terapêuticas, que estavam paradas quando a unidade foi recebida por essa gestão, está em andamento. Este ano já foram reativadas as oficinas de panificação, corte e costura,  biojóia e artesanato. “Conseguimos resgatar, em parceria com o Cetam, as oficinas. Com isso, abre-se a oportunidade deles saírem daqui qualificados e serem inserido no mercado de trabalho.